Para Ler & Compreender 1 (arquivo pronto para download e impressão)

R$25,00

Desafio de alfabetizar filho na pandemia motiva publicação de livro infantil

Uma mãe, que também é professora, transformou o desafio de alfabetizar o filho, durante a pandemia, em uma obra literária que propõe ajudar outros pais e professores nesse processo. O livro “Aprendendo a ler com os animais” marca a estreia de Carolina Felicori na literatura infantil e será lançado pela Editora Adonis na quinta-feira, dia 15 de julho, às 19 horas, por meio de uma live em seu canal no YouTube. O trabalho conta com ilustrações de Bruna Pellegrina.

A publicação é uma coletânea que reúne 30 histórias, cujos personagens são predominantemente animais, criadas para a promoção da aquisição da leitura e o desenvolvimento de valores de vida, como empatia, responsabilidade e cooperação, em crianças em fase de alfabetização. Com 10 histórias cada, as três fases do livro (“Estou começando a ler”, “Estou aprendendo a ler mais e melhor” e “Agora eu já sei ler”) apresentam níveis de complexidade diferentes, como os nomes sugerem, seja pelo conteúdo ou pela estrutura. O trabalho conta com um suplemento de leitura digital, com orientações para pais e professores, e propõe atividades.

Em 2020, durante pandemia que instituiu o ensino remoto, também às crianças, a escritora alfabetizou o filho Bento em casa. Por encontrar poucas histórias que atendessem a esse processo, foi motivada a escrever seu primeiro livro. “Foi algo circunstancial em decorrência da pandemia com um filho em fase de alfabetização, num momento em que eu não encontrava recursos interessantes para utilizar, em meio às aulas on-line”, explica Carolina. “Precisei comprar muitos livros nesse processo. Por isso a ideia de compilar várias histórias em uma obra só, o que acaba proporcionando a ela um cunho também social”, acrescenta.

Sobre as fases:

A fase 1 da coletânea contém textos com prevalência de sílabas simples.

Na fase 2, os textos possuem palavras com sílabas simples e complexas, e temáticas mais complexas que as da fase anterior.

E a fase 3 evolui para temáticas ainda mais complexas que as da fase anterior e maior presença de elementos descritivos.

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
SKU: IF-035 Categoria:

Descrição

Infelizmente, no Brasil, percebe-se que muitas crianças finalizam o Ensino Fundamental 1 sem saber compreender textos de gêneros textuais variados. Esse analfabetismo funcional se reflete na aquisição de novos conhecimentos de todos os componentes curriculares, já que a compreensão leitora é requerida não só pela disciplina de Língua Portuguesa, mas também por História, Geografia, Ciências e, até mesmo, Matemática.

As avaliações de larga escala nacionais e internacionais, inclusive, indicam que essa situação vem piorando ao longo dos anos e, com o advento da pandemia, que impactou a aprendizagem de nossas crianças, a habilidade de ler e compreender textos foi ainda mais prejudicada.

Assim, devido à escassez de recursos pedagógicos promotores da compreensão de leitura, surge Para ler & compreender 1 – Uma proposta de desenvolvimento da leitura e compreensão de textos narrativos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1.

As atividades aqui apresentadas foram elaboradas com base em textos narrativos inéditos. Elas foram organizadas, portanto, da seguinte forma:

– Leitura oral/silenciosa do texto narrativo;
– Reconto oral;
– Compreensão do texto: questões literais, inferenciais e argumentativas do texto;
– Desenho;
– Reconto escrito com a utilização de recursos de progressão temporal.

Diante do exposto, espera-se que esses textos e atividades possam subsidiar propostas pedagógicas promotoras da leitura e da compreensão de textos de crianças já alfabetizadas, que precisam desenvolver mais essas habilidades, por meio de recursos cuidadosamente pensados e elaborados para elas.