Descrição
Infelizmente, no Brasil, percebe-se que muitas crianças finalizam o Ensino Fundamental 1 sem saber compreender textos de gêneros textuais variados. Esse analfabetismo funcional se reflete na aquisição de novos conhecimentos de todos os componentes curriculares, já que a compreensão leitora é requerida não só pela disciplina de Língua Portuguesa, mas também por História, Geografia, Ciências e, até mesmo, Matemática.
As avaliações de larga escala nacionais e internacionais, inclusive, indicam que essa situação vem piorando ao longo dos anos e, com o advento da pandemia, que impactou a aprendizagem de nossas crianças, a habilidade de ler e compreender textos foi ainda mais prejudicada.
Assim, devido à escassez de recursos pedagógicos promotores da compreensão de leitura, surge Para ler & compreender 1 – Uma proposta de desenvolvimento da leitura e compreensão de textos narrativos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1.
As atividades aqui apresentadas foram elaboradas com base em textos narrativos inéditos. Elas foram organizadas, portanto, da seguinte forma:
– Leitura oral/silenciosa do texto narrativo;
– Reconto oral;
– Compreensão do texto: questões literais, inferenciais e argumentativas do texto;
– Desenho;
– Reconto escrito com a utilização de recursos de progressão temporal.
Diante do exposto, espera-se que esses textos e atividades possam subsidiar propostas pedagógicas promotoras da leitura e da compreensão de textos de crianças já alfabetizadas, que precisam desenvolver mais essas habilidades, por meio de recursos cuidadosamente pensados e elaborados para elas.