LANÇAMENTO

PARALER

Autora: Carolina Felicori;
Número de páginas: 56;
Editora: Pedro & João Editores;
Ano de publicação: 2022;
Recomendação: Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Formato: e-Book

R$ 25,00

Para ler & compreender 1

Infelizmente, no Brasil, percebe-se que muitas crianças finalizam o Ensino Fundamental 1 sem saber compreender textos de gêneros textuais variados. Esse analfabetismo funcional se reflete na aquisição de novos conhecimentos de todos os componentes curriculares, já que a compreensão leitora é requerida não só pela disciplina de Língua Portuguesa, mas também por História, Geografia, Ciências e, até mesmo, Matemática.

As avaliações de larga escala nacionais e internacionais, inclusive, indicam que essa situação vem piorando ao longo dos anos e, com o advento da pandemia, que impactou a aprendizagem de nossas crianças, a habilidade de ler e compreender textos foi ainda mais prejudicada.

Assim, devido à escassez de recursos pedagógicos promotores da compreensão de leitura, surge Para ler & compreender 1 – Uma proposta de desenvolvimento da leitura e compreensão de textos narrativos para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1.

As atividades aqui apresentadas foram elaboradas com base em textos narrativos inéditos. Elas foram organizadas, portanto, da seguinte forma:

– Leitura oral/silenciosa do texto narrativo;
– Reconto oral;
– Compreensão do texto: questões literais, inferenciais e argumentativas do texto;
– Desenho;
– Reconto escrito com a utilização de recursos de progressão temporal.

Diante do exposto, espera-se que esses textos e atividades possam subsidiar propostas pedagógicas promotoras da leitura e da compreensão de textos de crianças já alfabetizadas, que precisam desenvolver mais essas habilidades, por meio de recursos cuidadosamente pensados e elaborados para elas.

Frete Fixo

R$9,30

PARA TODO BRASIL

de até 1 unidade

Compra Segura

fase1

Fase 1

"Estou começando a ler"

Textos com prevalência de
sílabas simples, períodos
simples e repetição proposital
de palavras. Poucos diálogos,
poucos períodos compostos
por coordenação e poucos
elementos de articulação
textual. Prevalência de
palavras de alta frequência.

fase2

Fase 2

“Estou aprendendo a ler mais e melhor”

Textos com palavras com sílabas simples e complexas. Períodos compostos por coordenação começam a ser apresentados. Menor frequência de repetição proposital de palavras, com início do uso de sinônimos. Poucos elementos de articulação textual, devido à sua complexidade. Textos com quantidade de diálogos ligeiramente maior do que na fase 1. Prevalência de palavras de alta frequência. Temáticas mais complexas que as da fase anterior.
fase3

Fase 3

"Agora eu já sei ler!"

Textos com palavras com sílabas
simples e complexas, com períodos
compostos por coordenação e
alguns por subordinação. Frequência
de repetição proposital de palavras
significativamente menor do que na
fase 2. Aumento do uso de
sinônimos e elementos de
articulação textual. Quantidade de
diálogos ligeiramente maior do que
na fase 2 e aumento de palavras de
baixa frequência. Temáticas mais
complexas que as da fase anterior.
Maior presença de elementos
descritivos.

Depoimentos

O que os Pais falam de nós...

sobre a autora

Carolina Felicori

Carolina é mãe e professora.

Formou-se em Letras Português/Inglês pela PUC-Campinas. Especializou-se em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp, em Psicopedagogia pela Unicamp, onde concluiu também o seu Mestrado em Educação, na área da Psicologia Educacional. Além disso, realizou Aprimoramento em Alfabetização, pelo Instituto CEFAC (S.P.).

Além de ter alfabetizado o seu filho em casa, Carolina atende crianças, adolescentes e adultos, numa clínica multidisciplinar em Campinas, para ajudá-los a ler, a compreender textos, a escrever e a estudar melhor.

Na Mídia

Veja a live de lançamento